Palestrantes

PALESTRANTES CONFIRMADOS
Local: Universidade Federal de Sergipe

Dr. Emir José Suaiden

Emir-José-Suaiden-120x150.jpg

- Palestra: Novas tendências da biblioteca universitária: tecnologias e inclusão social.

Currículo resumido: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1 B e Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Emir José Suaiden é graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri e pós-doutorado (2002) pela Universidad Carlos III de Madri. Na década de 70 foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas , no sistema de co-edição de livros e na propagação de uma política de leitura. Emir José Suaiden assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de estudos para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC/Unesco). No período de 2003-2005 assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. De 2011 a 2013 foi membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. De 2005 a 2013 dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Em setembro de 2013 foi nomeado Diretor da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Em 2011 foi incluído no Who's Who in the World 2011, a Who's who in America Publication, Marquis Who's Who. New Jersey. Em dezembro de 2013 foi nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. (DOU 236). Em janeiro de 2014 foi nomeado membro da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal.

Dr. Henrique Nou Schneider

verFoto?idFoto=49893&key=23fe085a6b4225394d59847bba3531a9

- Palestra: As Tecnologias Digitais e a Educação na Contemporaneidade.

Currículo resumido: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), na área de Mídia e Conhecimento. Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe . É avaliador de cursos de graduação junto ao INEP/MEC. É Presidente do Comitê Gestor da Rede COMEP/RNP em Sergipe (Rede MetroAju). É Coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR/MEC/UFS). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática educativa, interface humano-computador, banco de dados, engenharia de software, sociologia de Internet, educação e educação a distância.

Dr. Roberto Jerônimo

verFoto?idFoto=188940&key=681d5bf41ec5e8e19760eab601b22ea4

- Palestra: Convergência em Ciência da Informação, Tecnologia e Educação.

Currículo resumido:Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2012). É professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cineantropometria e Atividade Física relacionada à saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física e Promoção da Saúde; Comportamentos de Risco em crianças e adolescentes, Qualidade de Vida no Idoso, Educação e promoção da saúde

Dra. Lilian Cristina Monteiro França

verFoto?idFoto=562978&key=113d7fa38d375ed3a92236bfa5d1f9c4

- Palestra: Sociedade Conectada: digitalização, convergência e inclusão social

Currículo resumido: Professora do DCOS/UFS, PPGCOM e PPGL.
Professora Visitante na Unicamp, na Universidade do Minho e na Universidade Nova de Lisboa. Projeto de Pesquisa com a City University of New York - CUNY. Autora dos livros: "Caos, Espaço e Educação" (Annablume), "Da geometria Euclidiana a Geometria Fractal - um estudo sobre a História da Arte" (EDUC), "IMAGENS E NÚMEROS" (EDUFS), "A interferência da comunicação eletrônico/digital na Cultura Popular" (UNB), entre outros. Lider do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA). ossui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e pós-Doutorado em História da Arte pelo IFCH/UNICAMP (2006). Professora do departamento de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e dos mestrados em Comunicação e Letras da UFS. Atualmente pesquisa na área de convergência entre Artes, Tecnologia e Comunicação, com ênfase em Jornalismo online e arte eletrônica.Projeto em desenvolvimento junto a City University of New York - CUNY, na área de "Media & Family Connections for disenfranchised children, youth, and families".

Dra. Fernanda Maria Melo Alves

- Palestra: Os novos critérios para concorrência e participação em projetos internacionais

Currículo resumido:Possui Doutoramento em Documentação: Arquivos e Bibliotecas digitais pela Universidad Carlos III de Madrid (conceito Sobresaliente doctor europeus, cum laude por unanimidade) em 2007, Pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade Autônoma de Lisboa (1993), Pós-graduação em Ciências da Educação pela Universidade Aberta de Lisboa (1991), Licenciatura em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa (1981). Integrou-se na Universidad Carlos III de Madrid em 1999, onde tem atuado como investigadora, docente e coordenadora de projetos de cooperação internacional. Colabora com a UNESCO e é tradutora. Tem experiência nos seguintes temas: países em desenvolvimento, biblioteca nacional, países lusófonos, cooperação ao desenvolvimento, profissional de informação e literacia em informação.

PALESTRANTES CONFIRMADOS
Local: Espaço Preparação SABERES - Bahia

Dra. Barbara Coelho Neves

verFoto?idFoto=229125&key=48b036aeb60eddd66eb6950696600010

- Workshop: Prezzi na Educação

Currículo resumido: Docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Educação (FACED-UFBA), possui mestrado em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA). Graduada em Biblioteconomia e Documentação (ICI-UFBA), possuindo especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada (NPGA-UFBA). Ministra disciplinas TIC aplicadas à Unidades de Informação, Tecnologia e Inclusão Social, Gestão da Informação e Políticas de Informação. Coordena o O Laboratório de Tecnologias Informacionais - LTI do Departamento de Ciência da Informação (DCI), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA1), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Suas pesquisas são direcionadas para aspectos teórico-conceituais, metodológicos e políticos da tecnologia e inclusão sociodigital, marketing digital e formação de professores. Desenvolve atividades ligadas ao apoio à pesquisa, atuando principalmente nos temas: Sociedade da Informação, tecnologias e sociedade com foco na relação: Inclusão Digital; Mediação e Cognição. Em 2010 recebeu o Prêmio Nacional Ações Inovadoras.

Dra. Maria Alejandra Silva

2016_1.jpg

- Palestra: A interdisciplinaridade na Educação

Currículo resumido: Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aries (UBA). Mestre em Política e Sociologia pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO). Graduada em Ciência Politica pela Universidade Nacional de Rosário (UNR). Pesquisadora do Conselho Nacional de Investigação Cientifica e Tecnológica (CONICET/ARG). Possui experiência em política de saúde no trabalho, trabalho infantil, políticas públicas para a infância e inclusão educativa.

Dra. Maria Isabel Barreiras

246590_355320537910908_1294934303_n%283%29.jpg

- Palestra: Desmistificando as normas documentais: aplicação na elaboração do documento acadêmico-científico.

Currículo resumido: possui graduação em BIBLIOTECONOMIA e DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (1992) e DIREITO pela FSBA, 2014, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Documentação/UFBA, Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação/ICI/UFBA (MESTRADO e DOUTORADO) e dos Curso de Biblioteconomia e Arquivologia e Especialização. Membro da Comissão editoria da revista PONTO DE ACESSO. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, memória, abnt, bibliotecas comunitárias, leitura, currículo, competência informacional, metodologia da pesquisa e arquivo escolar

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License